terça-feira, 22 de julho de 2008

Um bom atendimento fideliza o cliente?

terça-feira, 22 de julho de 2008





Um dos problemas mais sérios do comércio hoje, chama-se ATENDIMENTO, já parou para pensar se seu funcionário ou até mesmo você proprietário de uma empresa atende o seu cliente como ele merece?
Já tive experiências terríveis em nosso comércio onde o vendedor sequer pergunta o seu nome, por diversas vezes deixei de fazer uma compra por ter sido mal atendida e só resolvi encarar uma loja onde tem vários vendedores NÃO TREINADOS para receber o cliente porquê eu não tive outra escolha, então pensei: Tenho que encarar a falta de profissionais no mercado!
O sucesso de uma empresa foi comprovado através de pesquisas e adivinhem qual é? ATENDIMENTO.
Não pensem que isso é loucura mas a peça principal para fidelizar seu cliente é sendo gentil, independente se ele esteja apenas olhando seu produto sem a intenção de levar naquele momento, demonstre sempre que você está as ordens!
Vou deixar aqui algumas dicas para que possam ser repassadas para seus colaboradores na empresa:
- Agilidade no atendimento;
- Pergunte sempre o nome do cliente;
- Dê atenção ao que ele fala;
- Demonstre interesse em seus assuntos;
- Fique atento ao que ele gosta;
- Lembre das datas comemorativas (natal, aniversário, etc).

Existem empresas que não sabem o motivo da queda nos rendimentos, será que poderia ser:

FALTA DE INCENTIVO + FALTA DE PROFISSIONALISMO= DESMOTIVAÇÃO
O que seria essa desmotivação?
A falta de interesse do funcionário em não querer crescer dentro do que ele "pensa" ser bom.

Obs: o funcionário sempre pensa que é insubstituível.

Fique atento, não perca seus clientes por falta de profissionais habilitados para atendê-los, treine seus colaboradores, incentive os Cursos de Graduação.
Seja inovador com atendimento personalizado, crie um espaço virtual de comunicação, através do Blog você poderá divulgar seus produtos e medir o grau de satisfação de seus clientes.
Tenha IDÉIAS LEGAIS!
Cresça junto com seu funcionário, nunca seja superior para mostrar que você "pode", seja líder e tenha competência para levar sua empresa ao sucesso.
Renata G. Santos

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom...sem dúvida nossos comerciantes precisam de uma dose de treinamento para não "correr" com a clientela.
As pessoas são totalmente groças qdo se trata de atendimento, não valorizam a sua presença.
Espero que o Ideias legais mude isso.
Sucesso Renata!
Bejão!
Rodrigo.

Anônimo disse...

Precisam realmente de treinamento, mas principalmente de rever os seus conceitos sobre atendimento, pois a maioria por mais cursos e treinamentos q façam vão continuar grosseiras e mau educadas da mesma forma...
Jane

Anônimo disse...

Ahhh e sucesso mulher....kkkk

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