(Clarence Munn)
A maioria das empresas estão adotando dinâmicas para melhorar o desempenho de seus colaboradores.
Na área da administração podemos citar como exemplo a seguinte dinâmica:
Atividade do cubo de papel:
Desafio do Cubo, o objetivo desta dinâmica é que os grupos se organizem em prol de um objetivo em comum, a construção de um cubo de papel que fosse composto obrigatoriamente por 6 peças.
Para o desenvolvimento desta atividade foi pedido aos alunos que trouxessem uma folha de papel para confecção de um Origami, esta foi à única informação dada. O objetivo era que o grupo entrasse em um consenso de que tipo de papel cada um traria, as cores e que se planejassem quanto às ferramentas necessárias (régua, tesoura, cola e etc.).
A segunda parte da atividade consistia na escolha de um membro para aprender como confeccionar a peça e para que este repassasse esta informação aos demais elementos do grupo. Nesse passo o grupo deveria optar por uma pessoa que pudesse desempenhar bem 2 tarefas: observar e se comunicar
A terceira parte estava na criação de um cubo que deveria ser composto por 6 peças idênticas. Nesse tópico o foco estava voltado para a solução de um problema, trabalhando a criatividade e a colaboração do grupo, nessa etapa todos deveriam buscar uma solução (solução única para o problema). Por se tratar de um grupo de 6 integrantes e o cubo precisar de 6 peças, havia a necessidade de um planejamento prévio, eles precisavam se organizar quanto à construção. Com um espaço físico limitado e um número equivalente de peças e pessoas seria difícil a monopolização das peças por um único integrante. A experimentação de possibilidades pelos elementos aceleraria o processo de resolução. A única exigência para o grupo era que o cubo resistisse a um arremesso sem se desmanchar, dessa forma o grupo executaria a manipulação do objeto em questão, realizaria testes e daria maior atenção à qualidade e não somente a velocidade.
Conceitos trabalhados:
Trabalho em Equipe - Planejamento - Criatividade - Qualidade - Comunicação - Organização - Distribuição de tarefas - Experimentação - Análise - Foco em uma tarefa.
Na área da administração podemos citar como exemplo a seguinte dinâmica:
Atividade do cubo de papel:
Desafio do Cubo, o objetivo desta dinâmica é que os grupos se organizem em prol de um objetivo em comum, a construção de um cubo de papel que fosse composto obrigatoriamente por 6 peças.
Para o desenvolvimento desta atividade foi pedido aos alunos que trouxessem uma folha de papel para confecção de um Origami, esta foi à única informação dada. O objetivo era que o grupo entrasse em um consenso de que tipo de papel cada um traria, as cores e que se planejassem quanto às ferramentas necessárias (régua, tesoura, cola e etc.).
A segunda parte da atividade consistia na escolha de um membro para aprender como confeccionar a peça e para que este repassasse esta informação aos demais elementos do grupo. Nesse passo o grupo deveria optar por uma pessoa que pudesse desempenhar bem 2 tarefas: observar e se comunicar
A terceira parte estava na criação de um cubo que deveria ser composto por 6 peças idênticas. Nesse tópico o foco estava voltado para a solução de um problema, trabalhando a criatividade e a colaboração do grupo, nessa etapa todos deveriam buscar uma solução (solução única para o problema). Por se tratar de um grupo de 6 integrantes e o cubo precisar de 6 peças, havia a necessidade de um planejamento prévio, eles precisavam se organizar quanto à construção. Com um espaço físico limitado e um número equivalente de peças e pessoas seria difícil a monopolização das peças por um único integrante. A experimentação de possibilidades pelos elementos aceleraria o processo de resolução. A única exigência para o grupo era que o cubo resistisse a um arremesso sem se desmanchar, dessa forma o grupo executaria a manipulação do objeto em questão, realizaria testes e daria maior atenção à qualidade e não somente a velocidade.
Conceitos trabalhados:
Trabalho em Equipe - Planejamento - Criatividade - Qualidade - Comunicação - Organização - Distribuição de tarefas - Experimentação - Análise - Foco em uma tarefa.
0 comentários:
Postar um comentário
Prezados,
Participem do Blog deixando seu comentário.
O Idéias Legais agradece a visita.