terça-feira, 26 de agosto de 2008

Não faça de conta, faça estágio!

terça-feira, 26 de agosto de 2008



Para quem pretende ingressar no mercado de trabalho é muito importante um bom estágio na área onde esteja se especializando.
Quantos alunos "arrumam" uma empresa de um amigo ou parente para assinar seu estágio?
Não se enganem, o estágio é o momento mais importante do seu curso, é onde você pode mostrar todo seu aprendizado teórico e praticá-lo.

Fiquem atentos as dicas:

Quaisquer Empresas, públicas ou privadas, em condições de proporcionar experiência prática ao aluno podem contratar, como estagiários, a partir de 16 anos, estudantes regularmente matriculados e frequentando cursos de educação superior, de ensino médio, de educação profissional de nível médio ou superior ou escolas de educação especial;

  • A realização do estágio dar-se-á mediante Termo de Compromisso firmado entre o estudante e a Empresa contratante, com a interveniência da Instituição de Ensino;
  • O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, mas possibilita ao aluno a chance privilegiada de, ao final do estágio, ser contratado como funcionário;
  • O estagiário contratado poderá receber bolsa de estágio mensal ou outra forma de contra prestação de serviços previamente acordada;
    Por liberalidade, as empresas podem conceder aos estagiários os benefícios assegurados aos demais funcionários;
  • O estagiário fará jus, obrigatoriamente, ao Seguro de Acidentes Pessoais oferecido pela Empresa, durante o período em que estiver estagiando;
  • O contrato de estágio, por não ter vínculo empregatício, pode ser rescindido a qualquer momento por qualquer das partes.
    O duração total do estágio curricular não poderá ser inferior a um semestre letivo;
  • A jornada de trabalho deve ser sempre compatível com a atividade escolar;
  • empresa não é obrigada a liberar o estagiário nem reduzir sua carga horária no período de provas na escola;

Novos direitos:

Se sancionada, a lei estabelece que, sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a um ano, o estudante poderá ter férias de 30 dias -- preferencialmente durante o recesso escolar. Esse descanso terá de ser remunerado no caso do aluno que receber bolsa ou outra forma de auxílio. Além disso serão concedidas férias proporcionais, se o estágio tiver duração inferior a um ano.Outra novidade da lei é a reserva, para pessoas com deficiência, do percentual de 10% das vagas de estágio. A idéia é apoiada pela Abres, que ressalta, entretanto, que com o número atual de estudantes deficientes, a cota não seria cumprida.

Renata G. Santos





terça-feira, 19 de agosto de 2008

Você se considera um profissional empregável?

terça-feira, 19 de agosto de 2008
Tenho certeza que ninguém nunca parou para pensar se é empregável.
Será que temos as qualidades que o mercado exige?
Se eu distrato um funcionário ou cliente, eu sou empregável?
Se não me relaciono bem com meus colegas de trabalho, sou empregável?

Se você é do tipo que so trabalha na sua mesa e preso ao computador, você é empregável?
São tantos os fatores que nos colocam em questionamento que nem cabem nesta página.
Certa vez um colega me disse que perdeu seu cargo no trabalho para outra pessoa, segundo ele queriam beneficiar esta "segunda pessoa da panelinha".
Não seria melhor dizer que seu colega fez por merecer?
Algumas pessoas quando atingem um grau de estabilidade na profissão se acomodam e esquecem do mercado competitivo.
Então eu disse:
_ Caro amigo, será que você não dormiu no ponto? (popularmente falando) a fila anda!
Coitado do meu amigo, colocou a mão na consciência e só fez pensar.
Ele estava totalmente desqualificado para exercer o cargo que lhe competia.
Se ele tinha curso superior?
Claro que não! Já começou mal. A cartilha é grande meu amigo, cuide bem de você.
Sugeri a ele fazer uma recapitulação durante todo o tempo que ele ficou no cargo como gerente do setor X, adivinha qual foi a resposta dele?
Até hoje eu não sei, mas uma coisa é certa, a primeira providência dele foi fazer um curso superior (era o mínimo que ele poderia fazer).
Você imagina quantas pessoas são lançadas no mercado de trabalho todo ano?
Para que a empregabilidade esteja em alta é vital se manter informado.
Dentro da empresa jamais se restrinja a sua mesa ou computador, envolva-se em todo o processo, procure entender o todo, ou seja a funcionalidade da empresa.



Abraços a todos que acompanham o meu Blog.


por Renata G. Santos

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Curso Superior

segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Devido a grande demanda do mercado de trabalho muitas pessoas que já haviam abandonado a escola estão optando em retornar a sala de aula, quem ainda não tem curso superior, está encontrando a oportunidade em Universidades Virtuais, onde o sistema de ensino presencial conectado cresce a cada dia. Podemos citar algumas Universidades presenciais que estão investindo no ensino a distância:

  • Puc, Unopar e outras.

Em Teófilo Otoni - MG, a Universidade Norte do Paraná - Unopar Virtual (Pólo de Teófilo Otoni) é a que mais cresce, com seu moderno sistema de ensino, os alunos além de acompanharem as aulas ao vivo via satélite também podem sanar suas dúvidas com o Tutor de sala.
Muitas pessoas justificam a falta de qualificação profissional devido ao tempo disponível para se dedicarem ao estudo e graças ao ensino EaD com aulas uma vez por semana o curso superior ficou acessível para muitas pessoas inclusive para quem mora na zona rural, onde o acesso até a cidade é mais difícil. Existem pessoas que ao ingressarem em um curso superior de uma Universidade EaD "pensam" que o aprendizado não é eficaz, esta visão é totalmente distorcida, existem excelentes profissionais dentro destas Universidades dispostos a levar até o aluno o que há de melhor em tecnologia e aprendizado. Infelizmente muitos "profissonais" não investem no curso que optaram em fazer, muitas pessoas compram seus trabalhos acadêmicos e monografias, do que serviu tantos anos de investimento?

No dia da sua colação de grau você vai se vestir assim?



Nossa cidade ainda não está com uma visão globalizada e o avanço tecnológico chega mais rápido a cada dia.

Os donos de empresas precisam incentivar seus colaboradores a uma qualificação, é muito importante tanto para a empresa quanto para o profissional.





Renata G. Santos

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES

sexta-feira, 1 de agosto de 2008


Devido a aceleração dos tempos muitas formas de captar clientes foram surgindo, com a globalização os empreendedores começaram a acompanhar a evolução de diversas formas, alguns formam parcerias para o crescimento em conjunto.
O objetivo é entender o que é o Blog? Como devo criar o Blog da minha empresa?
Numa fase inicial era ultilizado para lazer e divulgação de diários de adolescentes e postos a disposição dos usuários da internet, também usado em empresas para melhorar o relacionamento entre funcionários, fornecedores e clientes.
A implantação do Blog em organizações a nível profissional é uma questão cultural, muitas empresas já apostam nesta ferramenta para divulgar seus produtos e aproximar a relação com seus clientes.
Existem vários sites que oferecem o serviço.
Ex:UOL, GOOGLE e outros.
O empreendedor tem como um de seus perfis correr riscos, apostando sempre no que está há frente, devemos usar diversas formas para divulgar a empresa e porquê não usar o setor que mais cresce, a internet?
Divulgue sua marca na internet, crie um Blog para a sua empresa, o serviço é gratuito!

Renata G. santos

LOGÍSTICA