terça-feira, 19 de agosto de 2008

Você se considera um profissional empregável?

terça-feira, 19 de agosto de 2008
Tenho certeza que ninguém nunca parou para pensar se é empregável.
Será que temos as qualidades que o mercado exige?
Se eu distrato um funcionário ou cliente, eu sou empregável?
Se não me relaciono bem com meus colegas de trabalho, sou empregável?

Se você é do tipo que so trabalha na sua mesa e preso ao computador, você é empregável?
São tantos os fatores que nos colocam em questionamento que nem cabem nesta página.
Certa vez um colega me disse que perdeu seu cargo no trabalho para outra pessoa, segundo ele queriam beneficiar esta "segunda pessoa da panelinha".
Não seria melhor dizer que seu colega fez por merecer?
Algumas pessoas quando atingem um grau de estabilidade na profissão se acomodam e esquecem do mercado competitivo.
Então eu disse:
_ Caro amigo, será que você não dormiu no ponto? (popularmente falando) a fila anda!
Coitado do meu amigo, colocou a mão na consciência e só fez pensar.
Ele estava totalmente desqualificado para exercer o cargo que lhe competia.
Se ele tinha curso superior?
Claro que não! Já começou mal. A cartilha é grande meu amigo, cuide bem de você.
Sugeri a ele fazer uma recapitulação durante todo o tempo que ele ficou no cargo como gerente do setor X, adivinha qual foi a resposta dele?
Até hoje eu não sei, mas uma coisa é certa, a primeira providência dele foi fazer um curso superior (era o mínimo que ele poderia fazer).
Você imagina quantas pessoas são lançadas no mercado de trabalho todo ano?
Para que a empregabilidade esteja em alta é vital se manter informado.
Dentro da empresa jamais se restrinja a sua mesa ou computador, envolva-se em todo o processo, procure entender o todo, ou seja a funcionalidade da empresa.



Abraços a todos que acompanham o meu Blog.


por Renata G. Santos

3 comentários:

Cláudia Penalva disse...

Bem interessante este texto. Merecedor de inúmeros questionamentos e colocaçoes. A resposta varia do ponto de vista de cada um.Seria voce um profissional empregavel? A resposta é: depende! Depende das suas qualificaçoes frente ao que o mercado exige de forma geral, e depende do perfil,de algumas empresas que acabam por surpreender no mercado. Obviamente que me considero um profissional empregavel, afinal, o primeiro passo para se conseguir um emprego é se achar capaz para tal. Claro que nao basta tao somente isto. Tem que fazer por tal. Tem que se qualificar, se atualizar e estar frente as novas tendencias tecnologicas. O "empregavel" vai de caracetristicas curriculares adequadas, a caracteristicas pessoais adequadas ( etica,moral, etc)e vai do perfil especifico de cada mercado de trabalho.
Entao, responder este questionamento, levaria paginas e mais paginas aqui neste blog.
Parabens pelo texto.
Bj

Anônimo disse...

Prezada Cláudia,
Adorei o seu comentário, o tema "Você se considera um profissional empregável" realmente daria comentários incríveis, cada um com seu ponto de vista além de seguir vários caminhos, iria virar um debate online.
Caso tenha vivenciado alguma experiência neste sentido fique a vontade em compartilhar.
Abraços,
Renata.

Unknown disse...

Renata,
Admiro- a enquanto empreendora nata! Cada vez mais, você nos surpreende com idéias e assuntos cada vez mais envolventes. Parabéns pela iniciativa!
Um grande abraço,
Leticia

Postar um comentário

Prezados,
Participem do Blog deixando seu comentário.
O Idéias Legais agradece a visita.

LOGÍSTICA